Acordo ortográfico será aprovado hoje no parlamento

Maio 15, 2008 at 8:00 am 1 comentário

Como já se sabe, e apesar das petições assinadas por milhares de pessoas, o Parlamento vai hoje discutir e certamente aprovar o protocolo modificativo que ratifica o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Quer isto dizer que o que esse documento estipula vai tornar-se norma ortográfica, substituindo assim uma outra norma, de 1945 (que por sua vez sofreu alterações em 1973).

Já expus diversas vezes os vários argumentos por que sou contra este acordo, sem necessidade de recorrer a opiniões de terceiros. O primeiro dos quais tem que ver com o facto de a actual norma não ser desadequada em nenhum nível. O segundo prende-se com as diferenças indisfarçáveis que o português do Brasil apresenta em face do português europeu, tendendo a tornar-se línguas distintas. E poderia continuar a recordar outros argumentos igualmente válidos, mas isso seria repetir-me.
Percebo que o governo e o parlamento pretendam mostrar que, já que Portugal afinal é um país pequeno, a língua portuguesa não é uma língua pequena, mas, da minha perspectiva, isso não justifica que se altere o código de escrita.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

História romanceada ou ficção documentada? Acreditar na comunicação social

1 Comentário Add your own

  • 1. Rafael  |  Maio 16, 2008 às 2:58 pm

    Acho importante este acordo. E penso que os portugueses não gostaram porque se sentem donos da língua. Eu sou brasileiro, falo português assim como meus avós, bisavós, tataravós… e também me sinto dono da língua.

    Acho que os portugueses deviam olhar com mais atenção para o Brasil e perceberem que a variante brasileira é a mais falada e ensinada no mundo.

    Se o português do Brasil passar a ser considerado uma outra língua, quem sairá perdendo é Portugal, pois o português passará a ser uma língua falada por poucos e devido a globalização tenderá ao desaparecimento. Estou escrevendo isso porque já li a respeito.

    Não se esqueçam que a variante brasileira é falada por aproximadamente 190 milhões de brasileiros que vivem dentro e fora do Brasil, sendo de longe a variante do português, mais falada, lida e escrita.

    E que o português europeu é falado por apenas 11 milhões de portugueses – para se ter uma idéia, só a região metropolitana da cidade de São Paulo possui mais de 19 milhões de habitantes.

    Somando os falantes europeus com os africanos temos apenas 50 milhões dos mais de 230 milhões de falantes no mundo.

    A língua portuguesa deve sua importância atual no mundo ao Brasil.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: